Portugal estará representado mais uma vez no âmbito do festival literatura Iberoamericana LEA (Literatura em Atenas), que terá lugar na capital da Grécia entre os dias 14 e 24 de junho de 2022 e que contará com o auspício da Sua Excelência a Presidente da República Grega, Senhora Katerina Sakellaropoulou.
Esta edição do festival contará com a participação da poetisa, jornalista e argumentista portuguesa Filipa Leal e de Mafalda Veiga -autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea – em diferentes atividades ao longo do XIV Festival LEA com o apoio da Embaixada de Portugal em Atenas e do Camões, I.P. e com patrocínio de TAP Portugal e Kyklos Travel.
Os eventos relativos à literatura e à música portuguesas no marco da Lusofonia do festival LEA terão lugar nos seguintes dias:
Terça-feira, 14 de junho – 19h00 | Museu da Acrópole
ACTO OFICIAL: Abertura do XIV Festival LEA
Na cerimónia de abertura do Festival LEA no Museu da Acrópole na cidade de Atenas, S.E. a Presidente da República Helénica, Sra. Katerina Sakellaropoulou, irá inaugurar a XIV edição do Festival LEA. Outras personalidades do mundo diplomático e cultural da Ibero-América e da Grécia também estarão presentes.
* Em espanhol, português e grego.
Desde a sua fundação, o Festival LEA tem sido apoiado pelas Embaixadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela e pelo Consulado Honorário da Colômbia em Atenas.
Terça-feira, 14 de junho – 19.40 h | Museu da Acrópole
NOITE DE POESIA | "O mar, o sempre mar, já lá estava e era".
Os poetas Leire Bilbao, Ana Merino, Juan Vicente Piqueras e Manuel Vilas, de Espanha, Filipa Leal e Mafalda Veiga, de Portugal, Beatriz Saavedra, do México; e da Grécia, Lina Stefanou e Antonis Fostieris.
Moderado pela filóloga argentina Marta Silvia Dios Sanz.
Seguido de uma atuação especial da cantora portuguesa Mafalda Veiga.
* Em espanhol, português e grego.
Com o apoio do Museu da Acrópole, da Acción Cultural Española, da Embaixada de Espanha, do Instituto Cervantes, da Εscuela Abanico e da companhia aérea TAP Portugal. Em colaboração com a Embaixada do México e de Portugal e as editoras Vakxikon, Ikaros e Saixpirikon.
Quarta-feira, 15 de junho – 11.00h | Centro de Recursos da Embaixada de Portugal (Vasilisis Sofias 23, Atenas)
CONVERSA| Filipa Leal e Mafalda Veiga conversam com Ana Maria Soares
A Leitora de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Universidade de Atenas, Professora Ana Maria Soares conversa com a poetisa, jornalista e argumentista portuguesa Filipa Leal e com Mafalda Veiga -autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea - sobre a literatura, a música e a cultura contemporânea portuguesa.
* Em português e grego.
Com o apoio da Embaixada de Portugal, do Instituto Camões, da Universidade de Atenas (Departamento de Língua e Cultura Hispánica), de TAP Portugal e de Kyklos Travel.
Quinta-feira, 16 de junho – 19.00 | Instituto Cervantes de Atenas
CONVERSA| Filipa Leal e Mafalda Veiga conversam com Juan Vicente Piqueras
O poeta espanhol Juan Vicente Piqueras conversa com a poetisa, jornalista e argumentista portuguesa Filipa Leal e com Mafalda Veiga -autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea - sobre a sua vida e obra.
* Em português, espanhol e grego.
Com o apoio da Embaixada de Portugal, TAP Portugal, Kyklos Travel, do Instituto Camões e do Instituto Cervantes.
Sexta-feira, 17 de junho – 20.00h | Jardim da Biblioteca Pública da Ilha de Lefkada
NOITE DE POESIA | "O mar, o sempre mar, já lá estava e era".
Com a participação dos poetas Ana Merino, Juan Vicente Piqueras e Manuel Vilas, de Espanha, Filipa Leal e Mafalda Veiga, de Portugal e Beatriz Saavedra, do México.
Moderado pelo poeta espanhol Juan Vicente Piqueras.
* Em espanhol, português e grego.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lefkada, da Biblioteca Pública de Lefkada, da Acción Cultural Española, da Embaixada de Espanha, do Instituto Cervantes, do Εscuela Abanico e da companhia aérea TAP Portugal. Em colaboração com a Embaixada do México e de Portugal e as editoras Vakxikon, Ikaros e Saixpirikon.