Este ano marca o 100º aniversário do nascimento do vencedor do Prémio Nobel José Saramago (1922-2022) e a Editora Kastaniotis, em colaboração com a Embaixada de Portugal, está a preparar uma homenagem de aniversário em sua honra.

Neste contexto, duas importantes publicações estão a ser preparadas: o álbum biográfico de Saramago, Τα ονόματά του  (“Os seus nomes”, tradução de Athena Psylliá), através do qual podemos ver como ele foi moldado como homem e como escritor. A publicação é obra de Ricardo Viel e Alejandro García Snetzer, e é apresentada por Antonio Guterres, Secretário-Geral da ONU.

O segundo livro, Το άγαλμα και η πέτρα (“A Estátua e a Pedra” e uma conversa com a tradutora Athena Psylliá), inclui um discurso icónico da autora no qual analisa os antecedentes das suas obras, bem como uma extensa entrevista com a sua tradutora grega Athena Psylliá sobre a relação especial que ela desenvolveu com as suas narrativas. A edição é complementada por uma variedade de textos que dão uma imagem abrangente do vencedor português do Prémio Nobel e da sua recepção na Grécia.

Para saber mais sobre a programação da Editora Kastaniotis faça clic aqui.

portrait

saramago 100 v1 cmyk

  • Partilhe