O Centro Cultural Bios, em colaboração com a Embaixada de Portugal na Grécia, o Instituto Camões e KinoAthens, organiza todas as quintas-feiras de Novembro uma homenagem ao cinema português contemporâneo, com a curadoria de Nina Veligradi, agente cultural grega e especialista em Cinema Português.

KinoAthens é uma plataforma internacional que faz a ponte entre o cinema e a arte visual através do som e da imagem em movimento, e desafia os espectadores a sair da zona de conforto, questionando aquilo que sabem sobre as artes visuais. Em apoio às cinematografias nacionais dos chamados “povos afins”, foi concretizada a presente homenagem ao cinema português contemporâneo intitulada "Portugal Now!” (Portugal Agora!).

Um total de 4 longas-metragens serão exibidas, nas fronteiras da arte visual e do cinema, que foram reconhecidas internacionalmente como representativas de uma nova corrente no Cinema Português. Para além dos vislumbres que oferecem da realidade portuguesa, os filmes desta edição especial mostram que jovens e novos cineastas ousam ir além das antigas convenções modernistas, experimentar outros géneros e formas cinematográficas, e desenvolver novas formas de narrativa que estejam de acordo com a transformação digital do mundo.

Passamos das primeiras influências do colonialismo para uma imersão na cena underground do Punk Rock português, e do discurso de Aristófanes no simpósio de Platão para uma reconstrução contemporânea de como as identidades afro-portuguesas influenciam a cena musical lisboeta.

O primeiro filme, exibido na quinta-feira 4 de novembro, será Fern Silva's Rock Bottom Riser (2021) e contará com a presença do realizador para discutir as suas ideias sobre a obra com o público.

Todas as exibições contarão com um período online e ao vivo de Q&As colocando o público em contacto direto com os seus criadores. As exibições serão acompanhadas por vinho português e um menu completo de gastronomia nacional

PROGRAMA

QUINTA-FEIRA 4 DE NOVEMBRO | 21:30

Rock Bottom Riser

Por Fern Silva

(Portugal | E.U.A. / Portugal, 2020, 70')

rbr still 7

À medida que a lava continua a fluir ameaçadoramente do núcleo da Terra no Havai, uma crise irrompe. Alguns astrónomos planeiam construir o maior telescópio do mundo na montanha sagrada da ilha. Baseando-se nos métodos de navegação astral da antiga Polinésia, no advento dos missionários cristãos, e na capacidade do observatório de rastrear as origens do universo, o filme examina a influência do início do colonialismo, a procura de seres inteligentes, e a descoberta de novos mundos à medida que exploramos o nosso planeta.

QUINTA-FEIRA 11 DE NOVEMBRO | 21:30

Já Estou Farto! | I’m Full of it!!

Por Paulo Antunes

(Portugal, 2021, 70')

ja estou fartto

João Pedro Almendra é considerado por muitos como um excecional mestre de cerimónias e um verdadeiro animal de palco. É o famoso cantor de bandas como Ku de Judas, Peste & Sida e PunkSinatra. Como um dos fundadores de Censurados, foi também um letrista e uma das vozes mais influentes da cena do Punk Rock português. Este documentário é um retrato em primeira pessoa do músico, numa viagem espacial e temporal pelo seu bairro, Alvalade, em Lisboa. Tudo começou aí, há mais de três décadas, tudo começou quando ele deu os seus primeiros passos na música com os seus vizinhos. É também uma imersão na cena underground da música portuguesa, nas palavras dos envolvidos ao longo da sua carreira musical, desde os anos 80 até aos dias de hoje. Inclui entrevistas com amigos, familiares, músicos e apresentadores de rádio que nos ajudam a compreender Almendra e o seu papel na música portuguesa.

QUINTA-FEIRA 18 DE NOVEMBRO | 21:30

Amor Fati

Por Cláudia Varejão

(Portugal, 2020, 102')

amor fati

A Amor Fati procura elementos que se complementem mutuamente. Estes são retratos de casais, amigos, famílias, animais de estimação e seus donos. Partilham a intimidade da vida quotidiana, hábitos, crenças, gostos e mesmo algumas características físicas. A partir dos seus rostos, da coreografia dos seus gestos, descobrimos a história que os une. Extraído da vida quotidiana, mesmo diante dos nossos olhos, o filme retrata um coro de afecto e a memória colectiva de um país, recordando-nos o discurso de Aristófanes no Simpósio de Platão: Quer ser totalmente um? Dia e noite um com o outro? Pois se é isso que deseja, estou pronto para o reduzir a um e deixá-lo crescer de tal forma que os dois se tornem um só.

QUINTA-FEIRA 25 DE NOVEMBRO | 21:00

Batida de Lisboa | Lisbon beat

Por Rita Maia, Vasco Viana

(Portugal, 2019, 75')

batida lisboa 3

Uma viagem pelos subúrbios de Lisboa através da vida de um punhado de músicos que criam um lugar para existir numa cidade de lutas de identidade complexas. Diferentes gerações e origens juntam-se. Angola, São Tomé, Cabo Verde e Guiné Bissau são representados por velhos músicos e jovens produtores.

Com o apoio da Embaixada de Portugal na Grécia e do Instituto Camões.

logotipos embaixada de portugal

  • Partilhe