Irá decorrer, de 22 de agosto a 23 de outubro, a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no Programa Parlamento dos Jovens – edição 2022/2023, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção-Geral do Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Este evento tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático e incentivar o debate político e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e a outra ao ensino secundário, ambas subordinadas ao tema: Saúde Mental nos jovens: que desafios; que respostas?

A iniciativa contempla, igualmente, os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. Para o efeito, as escolas e as associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas devem enviar um email para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt a solicitar o código de acesso para preenchimento do formulário eletrónico que estará, em breve, disponível em www.jovens.parlamento.pt.

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas em regime de reembolso.

A carta convite do Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República e o calendário do programa, encontram-se disponíveis para consulta aqui.

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