Tendo presente a evolução da situação epidemiológica provocada por COVID-19 na Grécia o Governo Grego anunciou o levantamento da quarentena obrigatória de sete dias, a partir de dia 19 de abril de 2021, para os passageiros residentes permanentes num Estado-membro UE, área Schengen, Reino Unido. Estados Unidos da América, Emiratos Árabes Unidos, Sérvia e Israel desde que apresentem teste PCR negativo efetuado até 72 horas antes da chegada à Grécia ou certificado de vacinação em inglês emitido por uma entidade pública e tenham passado 14 dias da administração da vacinação (incluindo, se for o caso, a segunda dose).

Nacionais portugueses residentes num dos países acima referenciados podem entrar na Grécia sem restrições desde que portadores ou de teste negativo PCR (efetuado até 72 horas antes da chegada) ou de certificado de vacinação.

Mantém-se em vigor a obrigatoriedade, aplicada a todos os viajantes que desejem viajar para a Grécia, de preencher o formulário de localização de passageiros (PLF – Passenger Location Form) que se encontra disponível na plataforma https://travel.gov.gr.

Circulação de pessoas na Grécia

- Proibição de circulação entre distritos; de circulação de pessoas entre 21h00 e 05h00 durante os dias úteis e entre as 22h00 e 05h00 aos fins-de-semana;

Proibição de agrupamentos/ajuntamentos;

A circulação das pessoas será permitida após aprovação de requerimento especial (dirigido por SMS ao número de telefone 13033) apenas para seis motivos/razões:

1- Saúde (ida a farmácia, consulta médica ou a hospital/clínica);

2 - Supermercado;

3 - Serviço público (com agendamento) / banco desde que utente não possa ser atendido por via eletrónica;

4 - Prestação de assistência a pessoas;

5 - Evento social (casamento, batismo, funeral);

6- Exercício ou passeio com animal de companhia.

De destacar ainda as seguintes medidas:

Uso obrigatório de máscara tanto nos espaços internos/fechados, como nos espaços exteriores/abertos;

Proibição de entrada nos transportes públicos sem uso de máscara.

  • Partilhe