Tendo presente a actual pandemia provocada por COVID-19 o Governo Grego acaba de anunciar o prolongamento das restrições na circulação de pessoas no território grego. As novas medidas restritivas mantêm-se em vigor até às 06h00 de segunda-feira, 1de fevereiro de 2021.

Está em vigor proibição de circulação, exceto de/para trabalho (com licença especial a ser emitida pela entidade patronal), acompanhamento de crianças de/para escola e casos de emergência.

No mesmo período, é proibida a circulação entre concelhos. Os museus, sítios arqueológicos e cinemas estão encerrados. Verifique antes de viajar se a sua unidade hoteleira garante a sua estadia. Não poderá sair para fora do Hotel ou residência na Grécia.

Viagens para a Grécia

Em caso de viagem para a Grécia e independentemente da fronteira (aérea ou terrestre), qualquer viajante tem que trazer consigo um teste PCR COVID-19 negativo, realizado no máximo até 72 horas antes da viagem (recomendamos até 48 horas).

O Governo Grego determinou igualmente que todos os viajantes que desejem viajar para a Grécia devem preencher o formulário de localização de passageiros (PLF – Passenger Location Form) que se encontra disponível no plataforma https://travel.gov.gr.

Todos os viajantes são obrigados a preencher e enviar o seu PLF com, pelo menos, 24 horas de antecedência antes de entrar no país. Deverão fornecer informações detalhadas sobre seu ponto de partida, a duração das estadias anteriores noutros países e o endereço da sua estadia na Grécia. Sem o PLF não será possível viajar ou entrar na Grécia. Um novo PLF será igualmente necessário para todos os passageiros a fim de sair da Grécia.

No que diz respeito às chegadas à Grécia, foi decidido pelo Governo Grego que, até 8 de fevereiro de 2021, quem quiser regressar/viajar à Grécia, a partir do estrangeiro deverá ficar em quarentena preventiva de 7 dias após a chegada no local indicado no PLF (Passenger Locator Form).

Os viajantes, independentemente da sua nacionalidade, que sejam oriundos de voos provenientes do Reino Unido, terão que efectuar um novo teste PCR COVID-19 e manterem-se isolados até conhecimento do seu resultado.

Circulação de pessoas na Grécia

- Proibição de circulação entre distritos; de circulação de pessoas entre 21h00 e 05h00; de agrupamentos/ajuntamentos;

A circulação das pessoas será permitida após aprovação de requerimento especial (dirigido por SMS ao número de telefone 13033) apenas para seis motivos/razões:

Saúde (ida a farmácia, consulta médica ou a hospital/clínica);

Supermercado;

Serviço público (com agendamento) / banco desde que utente não possa ser atendido por via eletrónica;

Prestação de assistência a pessoas;

Evento social (casamento, batismo, funeral);

Exercício ou passeio com animal de companhia.

As autoridades helénicas desaconselharam, devido à presente grave situação epidemiológica, qualquer circulação desnecessária, enquanto foi acentuado que haverá controlo estrito pelas forças de segurança.

De destacar ainda as seguintes medidas:

Uso obrigatório de máscara tanto nos espaços internos/fechados, como nos espaços exteriores/abertos;

Proibição de entrada nos transportes públicos sem uso de máscara;

Suspensão da atividade do comércio, exceto supermercados, minimercados, quiosques, lojas óticas, farmácias, clínicas/laboratórios médicos, bombas de gasolina;

Encerramento do ensino secundário e continuação remota das aulas (operação normal/presencial do ensino pré-escolar e ensino primário);

Suspensão da atividade dos cafés, bares e restaurantes (exceto take away e delivery) e dos clubes noturnos e de divertimento;

Encerramento dos museus e dos sítios arqueológicos no ar livre;

Suspensão da atividade de cinemas e teatros;

Proibição de realização de feiras/conferências e outros eventos;

Suspensão da atividade de ginásios;

Suspensão de qualquer atividade desportiva

Obrigatoriedade de ensino remoto nas universidades (exceto provas clínicas e laboratórios de estudantes do último ano da licenciatura);

Proibição das visitas a lares de idosos e de previdência social.

  • Partilhe