Portugal estará representado no Festival de Literatura Iberoamericana LEA (Literatura em Atenas), que terá lugar na capital da Grécia, entre os dias 11 de outubro e 18 de novembro de 2021 e que contará com o auspício da Sua Excelência, a Presidente da República Grega, Senhora Katerina Sakellaropoulou.

Esta edição do festival, atendendo às medidas sanitárias e as condições às quais a atual conjuntura pandemia obriga, contará com apresentações tanto físicas como digitais, nas quais a Embaixada de Portugal em Atenas e o Camões, I.P. patrocinarão a participação digital da poeta portuguesa Maria Rosário Pedreira, que aportará os seus versos na velada de poesia do mesmo festival, mais a apresentação figital d' “O ano da morte de Ricardo Reis", de José Saramago, traduzido para Grego pela mão da tradutora Athina Psilliá.

Os eventos relativos à literatura portuguesa no marco da Lusofonia do festival LEA terão lugar nos seguintes dias:

 Quinta-feira, 11 de novembro – 19h00

Evento digital (Zoom) | Noite de poesia Ι (em espanhol e grego)

Nesta edição, a tradicional noite de poesia do Festival LEA apresenta mais uma vez excelentes poetas e é apresentado em duas sessões. Na primeira sessão participarão Alexis Díaz Pimienta, de Espanha e Cuba, Felipe Benítez Reyes de Espanha, Mercedes Janeth Soto Sánchez do México e María Rosario Pedreira de Portugal.

Coordenação: Juan Vicente Piqueras.

A noite será moderada por Juan Vicente Piqueras e pelo poeta grego Dimitris Anguelís.

Uma atividade apoiada pela Acción Cultural Española, as Embaixadas de Portugal, Cuba, Espanha e México, o Instituto Cervantes de Atenas, o Instituto Camões e a Escola Abanico.

 Sexta-feira, 22 de outubro – 19h00

Evento semi presencial (Zoom) | Apresentação de livro (em grego)

«O ano da morte de Ricardo Reis» de José Saramago. Edições Kastaniotis

Uma lúcida meditação, através de um poeta e uma cidade, sobre o sentido de toda uma época. Saramago narra o último ano de vida de Ricardo Reis, um dos heterónimos do poeta português Fernando Pessoa. Tradução do português para o grego: Athina Psillia.

Conversam sobre o livro Athina Psilia, Giannis Kalogeropoulos e Theodora Pasachidou.

Com o apoio da Embaixada de Portugal, do Instituto Camões e das Edições Kastaniotis.

Mais informação em LEA Festival – Λογοτεχνία Εν Αθήναις (lea-festival.com)

facebookpost lea2021 1stpostapproved

  • Partilhe