Na quarta feira dia 14 de Setembro foi inaugurada a exposição de fotografia de Maria Stefossi na galeria Argo, com obras inspiradas no “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa, que contou com a presença do Setor Cultural da Embaixada de Portugal, membros da Comunidade Portuguesa na Grécia e estudantes de Língua Portuguesa.
Durante a apresentação da Exposição a célebre historiadora de arte Clea Souyoultzoglou afirmou que a Maria Stefossi é uma “meta-heterónima” persona no mundo de Pessoa, a qual expressa através de imagens o “desassossego” interior. Não foi criada por Fernando Pessoa, como os seus conhecidos heterónimos, entidades autónomas e carismáticas que expressam as múltiplas simulações do solitário, numa eterna fuga e para sempre desconhecido, ele mesmo. Não nasceu da sua imaginação labiríntica, não a criou, como se criasse um outro eu à sua frente, contudo de um modo inesperadamente fatal a inspiração da criadora subitamente revelada através dos seus escritos, inquietou o seu mundo interior. Por detrás de cada palavra, através de cada fragmento, brotam as imagens de infinitos simbolismos, desconexos, como os manuscritos encontrados no misterioso baú, deliberadamente escondidos em confronto com o destino.”
No sábado, 1 de outubro, no espaço da galeria Argo, os atores gregos Marianna Labiri e Giannis Stratakis leram em grego poemas de Fernando Pessoa no âmbito da Exposição inspirada no "Livro de Desassossego", com a presença de vários convidados do mundo das artres de das letras da capital grega.
No dia 4 de outubro a Embaixadora de Portugal, Helena Paiva, e os funcionários da Embaixada realizaram visita oficial à Exposição dedicada à obra de Fernando Pessoa, onde a fotógrafa e artista gráfica Maria Stefossi recebeu a Embaixadora de Portugal e realizou uma visita guiada à Exposição. A Embaixadora salientou a importância da obra de Maria Stefossi pela sua genialidade e orignalidade, pelo facto da Maria Stefossi ser uma das poucas artistas a criarem arte a partir da obra do grande escritor e poeta português.
Créditos da Exposição "Livro do Desassossego"
Fotografia: Maria Stefossi
Texto: Clea Souyoultzoglou
E um poema do Stamatis Polenakis
Comunicação: Giorgos Milonas
Fragmentos do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, edições Gutemberg e tradução de Maria Papadima.
Com o apoio da Embaixada de Portugal na Grécia e do Camões, I.P.
Inauguração : Quarta feira, 14 de Setembro 2022, hora 19:30-10:30
Duração da exposição : De 14 de Setembro até 08 de Outubro 2022
Galeria ARGO, Neofitou Doúka 5, 10674 Kolonaki - Τel:. 210 7249333 / info@arggallery.gr
De terça a sexta feira : 10:00-14:00 e 17:00-20:00 / sábado: 11:00-15:00