Recorda-se que o direito de voto é exercido presencialmente e diretamente pelos eleitores, nos termos da Lei Eleitoral do Presidente da República e da Constituição da República Portuguesa.

No estrangeiro, em particular na Grécia, a eleição decorre nos dias 23 e 24 de janeiro, podendo votar os cidadãos portugueses que residem fora de Portugal e que estão recenseados na Comissão Recenseadora de Atenas, (correspondente à morada constante do Cartão de Cidadão).

A votação decorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro na Secção Consular da Embaixada de Portugal na Grécia, Leoforos Vassilissis Sofias, N.º 23, 1.º andar, entre as 08h00 e as 19h00.

Se tiver dúvidas sobre o seu local de recenseamento poderá consultar, através do link https://www.recenseamento.mai.gov.pt/, a sua inscrição. Mais se informa que, presentemente, o recenseamento eleitoral encontra-se encerrado, até conclusão da presente eleição, pelo que se não estiver inscrito na Comissão Recenseadora de Atenas não poderá votar presencialmente nos próximos dias 23 e 24 de janeiro.

Para todos os eleitores recenseados na Comissão Recenseadora de Atenas e que residam fora da periferia da Ática, muito se agradece o envio de um email, até às 16h00 do próximo dia 22 de janeiro, para sconsular.atenas@mne.pt, com o nome completo e n.º de cartão de cidadão a fim de ser emitida uma declaração, devidamente assinada pelo Presidente da Comissão Recenseadora, autorizando a deslocação do cidadão eleitor à mesa de voto em Atenas, nos próximos dias 23 e 24 de janeiro.   

A manterem-se as atuais restrições de circulação de pessoas na Grécia, durante o fim-de-semana da votação, todos os cidadãos eleitores deverão antes de sair de casa enviar um SMS para a linha 13033, indicando o motivo 3, seguidamente do nome completo e morada. Este SMS deverá sempre ser mostrado às autoridades gregas se tal for requerido.  

A CNE disponibiliza o Caderno de Esclarecimentos – Dias da votação dos eleitores recenseados no estrangeiro, dirigido aos membros das mesas das assembleias de voto, às comissões recenseadoras e aos delegados das candidaturas:

http://www.cne.pt/sites/default/files/dl/2021_pr_caderno_esclarecimentos_dias_eleicao_estrangeiro.pdf

Consulte toda a informação sobre a votação no estrangeiro, na página da Comissão Nacional de Eleições, em http://www.cne.pt/.

  • Partilhe