A Embaixada de Portugal chama a atenção a todos os cidadãos portugueses residentes na Grécia para a seguinte informação:

Os Censos 2021 têm como objetivo contar e caracterizar a população residente em Portugal e o parque habitacional. Para tal são definidos um conjunto de conceitos incluindo o de residência habitual, que em termos gerais determina que as pessoas devem ser consideradas residentes no local onde passam habitualmente o seu período de descanso quotidiano, independentemente de ausências temporárias por motivos de lazer, férias, visita a amigos e familiares, atividade profissional, tratamento médico ou outras.

A população portuguesa emigrada no estrangeiro (há mais de um ano ou com intenção de permanecer no estrangeiro por um período mínimo de um ano) não é considerada residente em Portugal.

Quanto às habitações cuja propriedade pertence à população emigrante, e desde que não tenham residentes, são consideradas residências de uso sazonal ou residências secundárias. Nestas circunstâncias, a população não tem de responder por esses alojamentos uma vez que os recenseadores, no âmbito das suas tarefas nomeadamente no controlo da exaustividade das respostas, identificam essas situações e classificam-nas em conformidade.

Contudo, caso tenha sido deixada carta no correio, a mesma pode ser utilizada para confirmar que se trata de uma residência de uso sazonal ou secundária, não sendo esta ação absolutamente necessária.

Mais informações aqui.

  • Partilhe