Terá lugar entre os dias 02 e 18 de setembro de 2022, nos jardins do Palácio Zappeion, a 50ª edição do Festival do Livro de Atenas, com a participação da Embaixada de Portugal com um pavilhão dedicado à Literatura Portuguesa.

O Pavilhão da Embaixada de Portugal tem por objetivo assinalar a crescente presença das Letras Portuguesas no domínio da tradução e da publicação de obras literárias de alguns dos autores clássicos da nossa Literatura nacional, como Fernando Pessoa, José Saramago, António Lobo Antunes, Miguel Torga, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Virgílio Ferreira, bem como as vozes mais representativas da Literatura Portuguesa contemporânea como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Dulce Maria Cardoso, João Ricardo Pedro e João Luís Barreto Guimarães entre outros. 

Será ainda apresentada no dia 6 de setembro de 2022, às 21:00, no âmbito deste festival, a Literatura Portuguesa na Grécia, bem como a história da sua tradução e da sua publicação, através de uma conversa comos tradutores Athina Psilliá e Nikos Pratsinis, salientando o centenário de ambos os nascimentos do Nobel Literatura Português José Saramago e da escritora Agustina Bessa-Luís (1922-2022).

Trata-se de uma iniciativa que visa promover a Literatura Portuguesa que já se encontra traduzida e publicada no setor editorial helénico, bem como apresentar as novidades do setor editorial português para futuras traduções e publicações de livros portugueses em grego.

Para além do apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, I.P., a iniciativa conta com o apoio das editoras Kastaniotis (Grécia) e Relógio d´Água (Portugal) no âmbito de celebração do centenário de José Saramago e de Agustina Bessa-Luís respetivamente.

Local: Palaço Zappeion, Atenas, Grécia

Datas: 02-28 de setembro de 2022.

Horário do Festival do livro:

Segundas – quintas 18h – 22h30,

Sextas e Sábados 18h – 23h,

Domingos 10h30 – 15h00 e das 18h00 – 22h30.

folheto pt pages to jpg 0002

  • Partilhe