Mensagem de Boas Vindas

88056503 102276164714803 892614308574265344 n

Desejamos as boas-vindas aos visitantes do portal electrónico da Embaixada de Portugal em Atenas.

 

Medidas de Entrada nas nossas Instalações

Avisamos que para o atendimento consular presencial é necessária marcação prévia através do portal de agendamento online: https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf

Mais informamos que, perante a actual conjuntura sanitária, só será permitido o acesso a um utente de cada vez, fazendo uso de máscara própria ao longo da sua permanência nas Instalações da Embaixada.

 

Informação sobre a Proteção Consular

Sugerimos igualmente a leitura atenta do folheto Gabinete de Emergência Consular da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (Leia aqui folheto GEC)

  brochura conselhos aos viajantes 26 fev pages to jpg 0001brochura conselhos aos viajantes 26 fev pages to jpg 0002

 

Mais notícias Notícias

De acordo com o solicitado pelo Ministério da Defesa Nacional convoca-se, até 31 de março, aos cidadãos portugueses de ambos os sexos, nascidos durante o ano 2004, e recenseados pela área de jurisdição desta Secção Consular, para cumprir o Dia da Defesa Nacional ou para requerer a Dispensa de Comparência ao mesmo.

Como determina a Lei do Serviço Militar e de acordo com a informação constante no “Edital de Avisos Importantes”, os cidadãos nacionais, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2004, residentes no estrangeiro com carácter permanente e contínuo há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único da Defesa, através da via disponibilizada para o efeito em https://bud.gov.pt/ddn/convocacao/estrangeiro.html têm de optar por uma da seguintes opções:

- Solicitar a marcação de dia para cumprimento do dever militar de comparência ao DDN.

- Requerer a dispensa de comparência ao DDN caso resida legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, há mais de seis meses.

Os editais de convocação das listas de jovens que perfazem 18 anos e estão convocados para o DDN são afixados nas câmaras municipais, juntas de freguesia, postos consulares e online. Nesse sentido, os jovens que estão na Grécia devem dirigir-se à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Atenas, para consultar essa mesma lista.

Os jovens convocados que desejem requerer a dispensa de comparência ao DDN deverão preencher o Requerimento de Dispensa disponível em https://bud.gov.pt/ddn/dispensa/requerer.html e enviá-lo, até 10 dias úteis antes da data marcada para a sua comparência ao DDN, para o e-mail ddn@defesa.pt (colocando em assunto «DISPENSA»), anexando os documentos:

- Cópia/Digitalização do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;

- Documento/Digitalização do comprovativo do motivo da dispensa.

- Documento comprovativo de morada no estrangeiro, emitido pelo posto consular da área de residência ou por órgão da administração pública, polícia, estabelecimento de ensino ou empresa da sua área de residência (i.e. declarações de matrícula emitidas por estabelecimentos de ensino locais, declarações emitidas por entidades policiais que comprovem que o cidadão é residente no estrangeiro, contrato de Trabalho com prazo igual ou superior a 6 meses ou declarações emitidas pela entidade empregadora, declarações emitidas por outras entidades locais que possam comprovar a residência do cidadão no estrangeiro que o habilite a requerer a dispensa de comparência no DDN).

Nota: Se o jovem pretender a dispensa do Dia da Defesa Nacional e à data da afixação dos Editais no Estrangeiro tiver a morada legal no país onde reside, basta enviar o requerimento de dispensa.

Nos casos em que os cidadãos optem pela obtenção do certificado de residência para requerer a dispensa da comparência no DDN, esse documento pode ser emitido no Posto Consular sem necessidade do cidadão se deslocar ao Posto e enviado ao requerente em formato digital para o respetivo endereço de e-mail, que posteriormente tratará de todo o processo diretamente com o MDN através do Balcão Único da Defesa.

banners site 800x200 pt 0

Desde 1 de julho de 2022, a generalidade dos passageiros que entrem em território nacional não necessitam de apresentar comprovativo de realização de teste, com resultado negativo, para a COVID-19, ou apresentar certificado digital COVID UE ou certificado de vacinação ou recuperação emitido por países terceiros, aceite ou reconhecido em Portugal.

São exceção os passageiros provenientes da China que, desde 7 de janeiro de 2023, estão sujeitos a testagem aleatória, mas de carácter obrigatório, à chegada a Portugal.  Estes passageiros - provenientes da China - terão de apresentar, no momento do embarque, um teste negativo, PCR ou TRAg, realizado no máximo até 48 horas antes do início do voo. Saiba mais aqui.

As medidas em vigor poderão ser revistas em qualquer momento face à evolução da situação epidemiológica.

Nas áreas públicas dos aeroportos existem laboratórios onde pode efetuar testes TAAN (ex: RT-PCR) e TRAG (antigénio).

A plataforma Travelcheck-in possibilita o agendamento online de testes COVID-19 em clínicas e laboratórios de todo o país (continente e ilhas).

Mantenha-se atualizado sobre as restrições COVID-19. Verifique em Visit Portugal as regras em vigor à chegada.

Informamos que Já se encontram abertas, desde o dia 09 de janeiro de 2023, as inscrições para os Exames de Português Língua Estrangeira, para o ano 2023, no LAPE 3035 (Salónica) com as seguintes datas:

captura de ecra 2023 01 17 152733

Coordenadora do LAPE Salónica: Cristina Bento Mitakidou (portcons@otenet.gr)

A Embaixada de Portugal em Atenas organiza um atelier de tradução literária coletiva intitulada "Os seus poemas" no contexto das celebrações do centenário do nascimento de José Saramago.

Este atelier terá lugar a 07/12, 19:00-22:00, na Sala Cultural da Embaixada de Portugal (Rua Vassilissis Sofias nº.23, 10674 Atenas) sob a coordenação do tradutor-intérprete Nikos Pratsinis e do filólogo Christos Kotsakopoulos de parte do Sector Cultural da Embaixada de Portugal.

A participação é gratuita para qualquer pessoa interessada com bons conhecimentos de português (B2) e superior, sem necessidade de experiência prévia no campo da tradução.

O resultado do atelier será publicado na revista "HARTIS" (hartismag.gr) de acesso livre on-line, com uma lista de todos os participantes do atelier de tradução literária coletiva.

A natureza do atelier é puramente educativa e o produto do atelier não terá caráter lucrativo. Todos os participantes que o desejem receberão um certificado de participação.

O atelier de tradução literária coletiva é uma iniciativa da Embaixada de Portugal com o apoio da Camões, I.P., da Fundação Saramago e de Porto Editora.

img 0634

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Geral)
atenas@mne.pt (Geral)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
aicep.athens@portugalglobal.pt (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 c2478b1b-221f-4850-908e-531a210c24a0.png

 Redes Sociais da Embaixada: 

oip  r 2 r 1  youtube icon 2000x2000

Outras Ligações:

agendamento online

gec.pngaviso viajantes

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

portugal site selection botao

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

biblioteca ulisseia

diadefesa

cne

reg criminal

 935540f9 7a70 4d15 a4a5 230b19751aa4