Mensagem de Boas Vindas

88056503 102276164714803 892614308574265344 n

Desejamos as boas-vindas aos visitantes do portal electrónico da Embaixada de Portugal em Atenas.

 

Medidas de Entrada nas nossas Instalações

Avisamos que para o atendimento consular presencial é necessária marcação prévia através do portal de agendamento online: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares

Mais informamos que, perante a actual conjuntura sanitária, só será permitido o acesso a um utente de cada vez, fazendo uso de máscara própria ao longo da sua permanência nas Instalações da Embaixada.

 

Informação sobre a Proteção Consular

Sugerimos igualmente a leitura atenta do folheto Gabinete de Emergência Consular da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (Leia aqui folheto GEC)

  brochura conselhos aos viajantes 26 fev pages to jpg 0001brochura conselhos aos viajantes 26 fev pages to jpg 0002

 

Mais notíciasNotícias

 

Informa-se que terá início, dia 12 de outubro, o FIC.A 2021- Festival Internacional de Ciência, que decorrerá até domingo no Palácio e Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, sendo simultaneamente transmitido em streaming no canal de YouTube do festival, disponível através da seguinte hiperligação: https://youtube.com/channel/UCz3JPvBP7Uy8h-o-f38a90A

Este festival irá reunir mais de 100 oradores e cerca de 25 países em torno de áreas como a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, a Ecologia, a Matemática ou a Cultura. O programa, que contém palestras, debates e workshops, entre outros formatos, pode ser consultado no site oficial do evento (www.fica.pt)

Entre as instituições internacionais envolvidas contam-se a National Geographic, a Agência Europeia de Segurança Marítima e o CERN.

Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, principal financiador do projeto, o festival integra a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia tendo em vista a afirmação deste evento como uma referência no panorama nacional e europeu.

A Senhora Embaixadora de Portugal Helena Paiva discursou, no dia 12 de outubro, na cerimónia de abertura do XIII Festival LEA, Literatura em Atenas, que decorreu no Museu Benaki e que contou com a participação de Sua Excelência a Presidente da República Helénica, Katerina Sakellaropoulou.

245402110 395507658724984 2182575136658274174 n

245480122 395507662058317 2081741752314982405 n

Portugal estará representado no Festival de Literatura Iberoamericana LEA (Literatura em Atenas), que terá lugar na capital da Grécia, entre os dias 11 de outubro e 18 de novembro de 2021 e que contará com o auspício da Sua Excelência, a Presidente da República Grega, Senhora Katerina Sakellaropoulou.

Esta edição do festival, atendendo às medidas sanitárias e as condições às quais a atual conjuntura pandemia obriga, contará com apresentações tanto físicas como digitais, nas quais a Embaixada de Portugal em Atenas e o Camões, I.P. patrocinarão a participação digital da poeta portuguesa Maria Rosário Pedreira, que aportará os seus versos na velada de poesia do mesmo festival, mais a apresentação figital d' “O ano da morte de Ricardo Reis", de José Saramago, traduzido para Grego pela mão da tradutora Athina Psilliá.

Os eventos relativos à literatura portuguesa no marco da Lusofonia do festival LEA terão lugar nos seguintes dias:

 Quinta-feira, 11 de novembro – 19h00

Evento digital (Zoom) | Noite de poesia Ι (em espanhol e grego)

Nesta edição, a tradicional noite de poesia do Festival LEA apresenta mais uma vez excelentes poetas e é apresentado em duas sessões. Na primeira sessão participarão Alexis Díaz Pimienta, de Espanha e Cuba, Felipe Benítez Reyes de Espanha, Mercedes Janeth Soto Sánchez do México e María Rosario Pedreira de Portugal.

Coordenação: Juan Vicente Piqueras.

A noite será moderada por Juan Vicente Piqueras e pelo poeta grego Dimitris Anguelís.

Uma atividade apoiada pela Acción Cultural Española, as Embaixadas de Portugal, Cuba, Espanha e México, o Instituto Cervantes de Atenas, o Instituto Camões e a Escola Abanico.

 Sexta-feira, 22 de outubro – 19h00

Evento semi presencial (Zoom) | Apresentação de livro (em grego)

«O ano da morte de Ricardo Reis» de José Saramago. Edições Kastaniotis

Uma lúcida meditação, através de um poeta e uma cidade, sobre o sentido de toda uma época. Saramago narra o último ano de vida de Ricardo Reis, um dos heterónimos do poeta português Fernando Pessoa. Tradução do português para o grego: Athina Psillia.

Conversam sobre o livro Athina Psilia, Giannis Kalogeropoulos e Theodora Pasachidou.

Com o apoio da Embaixada de Portugal, do Instituto Camões e das Edições Kastaniotis.

Mais informação em LEA Festival – Λογοτεχνία Εν Αθήναις (lea-festival.com)

facebookpost lea2021 1stpostapproved

 

Com o objetivo de prestar informação sobre deslocações de e para Portugal continental no quadro da Covid-19, sugere-se leitura da informação constante no seguinte link: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/covid-19-viagens-para-portugal

Caso pretenda efetuar alguma deslocação no âmbito de um evento internacional, recomendamos a leitura da informação disponível em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/eventos-internacionais-deslocacoes

 

TESTE LABORATORIAL RT- PCR

Nas viagens para Portugal os passageiros têm de apresentar, no momento da partida, um comprovativo de realização laboratorial de teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) ou de teste rápido de antigénio (TRAg) para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores à hora do embarque, respetivamente, competindo às companhias aéreas a verificação da existência do referido teste no momento da partida.

Os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros com residência legal em território continental, bem como o pessoal diplomático colocado em Portugal que, excecionalmente, não sejam portadores de comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, devem realizar teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) ou teste rápido de antigénio (TRAg) à chegada, antes de entrar em território continental, a expensas próprias.

TRÁFEGO AÉREO PARA PORTUGAL

São autorizadas as viagens essenciais e não essenciais para Portugal a partir de:

- países que integram a União Europeia e dos países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça);

- passageiros providos de um Certificado Digital COVID da UE, bem como de passageiros titulares de um certificado digital relativo a uma vacina contra a COVID-19 com autorização de introdução no mercado;

- passageiros titulares de comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID-19 com autorização de introdução no mercado;

- passageiros de viagens de e para destinos cuja situação epidemiológica esteja de acordo com a Recomendação (UE) 2020/912 do Conselho, de 30 de junho de 2020, constantes da lista a definir pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos negócios estrangeiros, da defesa nacional, da administração interna, da saúde e da aviação civil, sob reserva de confirmação de reciprocidade;

- passageiros em viagens essenciais, provenientes de países não identificados na lista a definir pelos membros do Governo, e designadamente:

- em viagens realizadas por motivos profissionais, de estudo, familiares, por razões de saúde ou por razões humanitárias;

- em viagens de regresso aos respetivos países de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal continental, desde que tais voos sejam promovidos pelas autoridades competentes de tais países, sujeitos a pedido e acordo prévio, e no respeito pelo princípio da reciprocidade.

OBRIGATORIEDADE DE ISOLAMENTO PROFILÁTICO EM PORTUGAL

A apresentação de Certificado Digital COVID da UE dispensa a apresentação de testes para despistagem da infeção por SARS-CoV-2. Apenas dispensa o cumprimento de quarentena ou isolamento profilático, quando este seja imposto por motivos de viagem, nomeadamente por força do país de origem, a apresentação de:

- Certificado Digital COVID da UE de vacinação ou de recuperação;

- Certificados equivalentes emitidos pelas autoridades da Albânia, Andorra, Ilhas Faroé, Islândia, Israel, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Mónaco, Marrocos, Noruega, Panamá, São Marinho, Suíça, Turquia, Ucrânia e Vaticano e Ucrânia; e

- Comprovativos de vacinação completa e de recuperação emitido por países terceiros e reconhecidos por deSpacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos negócios estrangeiros, da defesa nacional, da administração interna, da saúde e da aviação civil.

Os menores de 12 anos estão dispensados da obrigação de se sujeitarem a testes de despistagem da infeção por SARS-CoV-2.

Os passageiros dos voos com origem em países considerados de risco no âmbito da situação pandémica provocada pela COVID-19 que integrem a lista a definir pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos negócios estrangeiros, da defesa nacional, da administração interna, da saúde e da aviação civil, após a entrada em Portugal continental, estão obrigados a um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde, não se considerando origem, uma escala aeroportuária em qualquer desses países.

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
atenas@mne.pt (Geral)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
aicep.athens@portugalglobal.pt (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 

PPUE 21

agendamento online

c2478b1b 221f 4850 908e 531a210c24a0

gec

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

portugal site selection botao

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

diadefesa

cne

reg criminal

 935540f9 7a70 4d15 a4a5 230b19751aa4