Mensagem de Boas Vindas

88056503 102276164714803 892614308574265344 n

Desejamos as boas-vindas aos visitantes do portal electrónico da Embaixada de Portugal em Atenas.

 

Medidas de Entrada nas nossas Instalações

Avisamos que para o atendimento consular presencial é necessária marcação prévia através do portal de agendamento online: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares

Mais informamos que, perante a actual conjuntura sanitária, só será permitido o acesso a um utente de cada vez, fazendo uso de máscara própria ao longo da sua permanência nas Instalações da Embaixada.

 

Informação sobre a Proteção Consular

Sugerimos igualmente a leitura atenta do folheto Gabinete de Emergência Consular da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (Leia aqui folheto GEC)

  brochura conselhos aos viajantes 26 fev pages to jpg 0001brochura conselhos aos viajantes 26 fev pages to jpg 0002

 

Mais notíciasNotícias

No âmbito do 12º Athens Avant Garde Film Festival, que terá lugar de 26 de maio a 16 de junho de 2022, a Embaixada de Portugal em Atenas e o Camões, I.P. apoiam o tributo ao Cinema Etnográfico de António Reis e de Margarida Cordeiro, onde serão exibidos os seguintes filmes e documentais:

- Jaime, 1974, de António Reis;

- Rosa de areia, 1989, de António Reis e de Margarida Cordeiro;

- Trás-os-Montes, 1976, de António Reis e de Margarida Cordeiro;

- Ana, 1982, de António Reis e de Margarida Cordeiro;

António Reis e Margarida Cordeiro, um casal do cinema e da vida real, são duas das principais figuras do cinema radical português, que surgiram na sequência da revolta de 1974 contra o regime de Salazar e influenciaram os realizadores da nova geração de cineastas nas décadas de 1980 e 1990, tais como Pedro Costa. O 12º AGFF, recomenda e introduz a sua obra.

Será ainda exibida uma produção luso-brasileira na secção de Competição Internacional intitulada “Mato seco em chamas” (2022, Joana Pimenta e Adirley Queirós).

Página Oficial da 12ª Edição: 12ο Φεστιβάλ Πρωτοποριακού Κινηματογράφου της Αθήνας (tainiothiki.gr)

Apresentação do Τributo ao Cinema Etnográfico de António Reis e de Margarida Cordeiro

tributo ao cinema entografico 2

tributo ao cinema entografico 3

tributo ao cinema entografico 4

d1e7f1ce7973c751e81a52dc250c689f w1200

Testes PCR ou teste rápido de antigénio obrigatórios para entrar em Portugal.

Com o objetivo de prestar informação sobre deslocações de e para Portugal continental no quadro da Covid-19, sugere-se leitura da informação constante no seguinte link: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas/covid-19-viagens

Caso pretenda efetuar alguma deslocação no âmbito de um evento internacional, recomendamos a leitura da informação disponível em: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/eventos-internacionais-deslocacoes

TESTE LABORATORIAL RT- PCR

Nas viagens para Portugal os passageiros têm de apresentar, no momento da partida, o comprovativo da realização de teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) ou de teste rápido de antigénio (TRAg) para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas ou 48 horas anteriores ao momento do embarque, respetivamente, competindo às companhias aéreas a verificação da existência do referido teste no momento da partida.

A obrigatoriedade de apresentação dos testes aplica-se também à entrada nas fronteiras terrestres, independentemente do meio de transporte utilizado.

CONDIÇÕES DE ENTRADA EM PORTUGAL

Todas as viagens, independentemente do seu propósito, estão autorizadas para Portugal.

É permitida a entrada, sem qualquer requisito adicional, isto é, sem que seja necessária a apresentação de qualquer teste laboratorial RT-PCR, a todos os passageiros que sejam portadores em seu nome de um:

- Certificado Digital COVID da UE, bem como de passageiros titulares de um certificado digital relativo a uma vacina contra a COVID-19 com autorização de introdução no mercado;

- Outro Certificado Digital que tenha sido reconhecido como equivalente pela Comissão Europeia;

- Comprovativos de vacinação completa e de recuperação emitido por países terceiros e reconhecidos por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos negócios estrangeiros, da defesa nacional, da administração interna, da saúde e da aviação civil.

Os menores de 12 anos estão dispensados da obrigação de se sujeitarem a testes de despistagem da infeção por SARS-CoV-2.

Viagens para os Açores e Madeira

Para informações específicas por favor consulte o seguinte link https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/covid-19-medidas-implementadas-em-portugal

Tendo por base as diversas decisões do Governo Grego relativas à gestão das suas fronteiras no âmbito do atual contexto da pandemia COVID-19 a Embaixada de Portugal apela à leitura das medidas em vigor decretadas pelas autoridades locais e do cumprimento das seguintes recomendações:

O Governo Grego determinou que todos os viajantes que desejem viajar para a Grécia o poderão fazer, sem que seja necessário o preenchimento de qualquer formulário de localização de passageiros (antigo PLF – Passenger Locator Form), bem como deixa de ser necessária a apresentação de qualquer teste laboratorial ao COVID-19 ou Certificado Digital COVID UE nas fronteiras (Portos, aeroportos e postos fronteiriços terrestres).

O preenchimento do PLF – Passenger Locator Form é opcional e está disponível no seguinte link https://travel.gov.gr/#/user/login.

Nas viagens internacionais (de avião ou por barco) mantém-se a obrigatoriedade de utilização de máscaras KN95/FFP2.

Nas viagens internas, por avião ou por barco, não é igualmente necessária a apresentação de qualquer teste laboratorial ao COVID-19 ou Certificado Digital COVID UE.

Mantêm-se em vigor igualmente as seguintes medidas:

- Na sua estadia na Grécia, os visitantes estrangeiros devem seguir as regras também aplicadas aos cidadãos gregos;

- Obrigatoriedade do uso de máscaras KN95/FFP2, ou de máscaras duplas nos supermercados, transportes públicos e na distribuição do sector da restauração;

 - No que diz respeito ao acesso a áreas interiores, como restaurantes, espaços de lazer ou recintos desportivos, só é permitida a entrada aos portadores de máscaras KN95/FFP2.

 

Tenha presente que devido à volatilidade da situação as regras de entrada no país podem ser alteradas sem aviso prévio, não sendo de excluir eventuais restrições à circulação na Grécia se a evolução da situação epidemiológica assim o justificar. 

Está inaugurada a Biblioteca Ulisseia na Embaixada de Portugal, a nova biblioteca de livros em língua portuguesa ao dispor da Comunidade portuguesa e de todos os falantes de português na Grécia.  

Nela estão disponibilizados cerca de 500 livros de diversas áreas, podendo estes ser requisitados e emprestados pela Embaixada aos leitores que queiram usufruir dos mesmos.

A Embaixada está aberta à receção de quaisquer livros que possam ser doados à Biblioteca, agradecendo em avanço àqueles que se postrarem a enriquecer este projeto.

O catálogo da Biblioteca Ulisseia está disponível no link: https://www.libib.com/u/biblioteca-ulisseia

O horário de funcionamento da Biblioteca Ulisseia é às terças e quintas-feiras das 11h às 17h.

Para saber qual o procedimento de requisição de livros consulte aqui o Regulamento da Biblioteca Ulisseia

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
atenas@mne.pt (Geral)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
aicep.athens@portugalglobal.pt (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 

PPUE 21

agendamento online

c2478b1b 221f 4850 908e 531a210c24a0

gec

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

portugal site selection botao

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

biblioteca ulisseia

diadefesa

cne

reg criminal

 935540f9 7a70 4d15 a4a5 230b19751aa4