Mensagem de Boas Vindas

88056503 102276164714803 892614308574265344 n

Desejamos as boas-vindas aos visitantes do portal electrónico da Embaixada de Portugal em Atenas.

Avisamos que para o atendimento consular presencial é necessária marcação prévia através do portal de agendamento online: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares

Mais informamos que, perante a actual conjuntura sanitária, só será permitido o acesso a um utente de cada vez, fazendo uso de máscara própria ao longo da sua permanência nas Instalações da Embaixada. 

Mais notíciasNotícias

 

As prioridades da Presidência portuguesa do Conselho da UE foram o tema da ordem no dia, da reunião de 21 de janeiro da Comissão de Assuntos Europeus, por ocasião da posse da Presidência de Portugal na UE a 1 de janeiro de 2021 - pela quarta vez na sua história. Os membros da Comissão foram informados pela Embaixadora de Portugal na Grécia, Helena Paiva. 

A Senhora Embaixadora sublinhou o interesse da Grécia em implementar rápida e eficazmente o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e o Fundo de Recuperação, do qual dependerá a taxa de crescimento da economia europeia.

Por seu turno, o Vice-Presidente da Comissão Dimitris Keridis, que presidiu a sessão, referiu o significativo contributo de Portugal na gestão da crise migratória, quer ao aceitar a recolocação de refugiados no seu território, quer ao contribuir para a protecção das fronteiras externas.

A Senhora Embaixadora Helena Paiva apresentou as cinco prioridades principais da Presidência Portuguesa - resiliência da União, uma Europa social, verde, digital e global - referindo que se baseiam nos próprios princípios que levaram Portugal a aderir à Comunidade Europeia em 1986.

Por último, salientou que a Presidência Portuguesa defenderá os interesses da UE e dos seus Estados membros, de forma a garantir a estabilidade regional.

Tendo presente a actual pandemia provocada por COVID-19 o Governo Grego acaba de anunciar o prolongamento das restrições na circulação de pessoas no território grego. As novas medidas restritivas mantêm-se em vigor até às 06h00 de segunda-feira, 1de fevereiro de 2021.

Está em vigor proibição de circulação, exceto de/para trabalho (com licença especial a ser emitida pela entidade patronal), acompanhamento de crianças de/para escola e casos de emergência.

No mesmo período, é proibida a circulação entre concelhos. Os museus, sítios arqueológicos e cinemas estão encerrados. Verifique antes de viajar se a sua unidade hoteleira garante a sua estadia. Não poderá sair para fora do Hotel ou residência na Grécia.

Viagens para a Grécia

Em caso de viagem para a Grécia e independentemente da fronteira (aérea ou terrestre), qualquer viajante tem que trazer consigo um teste PCR COVID-19 negativo, realizado no máximo até 72 horas antes da viagem (recomendamos até 48 horas).

O Governo Grego determinou igualmente que todos os viajantes que desejem viajar para a Grécia devem preencher o formulário de localização de passageiros (PLF – Passenger Location Form) que se encontra disponível no plataforma https://travel.gov.gr.

Todos os viajantes são obrigados a preencher e enviar o seu PLF com, pelo menos, 24 horas de antecedência antes de entrar no país. Deverão fornecer informações detalhadas sobre seu ponto de partida, a duração das estadias anteriores noutros países e o endereço da sua estadia na Grécia. Sem o PLF não será possível viajar ou entrar na Grécia. Um novo PLF será igualmente necessário para todos os passageiros a fim de sair da Grécia.

No que diz respeito às chegadas à Grécia, foi decidido pelo Governo Grego que, até 8 de fevereiro de 2021, quem quiser regressar/viajar à Grécia, a partir do estrangeiro deverá ficar em quarentena preventiva de 7 dias após a chegada no local indicado no PLF (Passenger Locator Form).

Os viajantes, independentemente da sua nacionalidade, que sejam oriundos de voos provenientes do Reino Unido, terão que efectuar um novo teste PCR COVID-19 e manterem-se isolados até conhecimento do seu resultado.

Circulação de pessoas na Grécia

- Proibição de circulação entre distritos; de circulação de pessoas entre 21h00 e 05h00; de agrupamentos/ajuntamentos;

A circulação das pessoas será permitida após aprovação de requerimento especial (dirigido por SMS ao número de telefone 13033) apenas para seis motivos/razões:

Saúde (ida a farmácia, consulta médica ou a hospital/clínica);

Supermercado;

Serviço público (com agendamento) / banco desde que utente não possa ser atendido por via eletrónica;

Prestação de assistência a pessoas;

Evento social (casamento, batismo, funeral);

Exercício ou passeio com animal de companhia.

As autoridades helénicas desaconselharam, devido à presente grave situação epidemiológica, qualquer circulação desnecessária, enquanto foi acentuado que haverá controlo estrito pelas forças de segurança.

De destacar ainda as seguintes medidas:

Uso obrigatório de máscara tanto nos espaços internos/fechados, como nos espaços exteriores/abertos;

Proibição de entrada nos transportes públicos sem uso de máscara;

Suspensão da atividade do comércio, exceto supermercados, minimercados, quiosques, lojas óticas, farmácias, clínicas/laboratórios médicos, bombas de gasolina;

Encerramento do ensino secundário e continuação remota das aulas (operação normal/presencial do ensino pré-escolar e ensino primário);

Suspensão da atividade dos cafés, bares e restaurantes (exceto take away e delivery) e dos clubes noturnos e de divertimento;

Encerramento dos museus e dos sítios arqueológicos no ar livre;

Suspensão da atividade de cinemas e teatros;

Proibição de realização de feiras/conferências e outros eventos;

Suspensão da atividade de ginásios;

Suspensão de qualquer atividade desportiva

Obrigatoriedade de ensino remoto nas universidades (exceto provas clínicas e laboratórios de estudantes do último ano da licenciatura);

Proibição das visitas a lares de idosos e de previdência social.

 

Informa-se que decorre, até 14 de fevereiro (inclusive), o período de candidaturas para cursos a distância deste Instituto (2.º semestre 2020/2021).

 

CURSOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

  • Português para Estrangeiros, level A1 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, level A1 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, level A2 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, level A2 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível B1 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível B1 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível B2 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível B2 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível C1 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível C1 (Premium)
  • Português para Hispanofalantes, nível A1/A2

CURSOS DE PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS

  • Português para Negócios
  • Introdução ao Português Jurídico
  • Português para Hotelaria

 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna
  • Didática do Português Língua de Herança
  • Promoção da Leitura na Era Digital
  • Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2
  • Cinema e Vídeo – Desconstruções Pedagógicas
  • O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didática: produção e edição de conteúdos audiovisuais
  • Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula
  • Do Presencial ao Online

 CULTURA

  • Subalternidades no Atlântico Sul
  • Memórias do Fim do Império

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO

  • Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 

  • Boa Governação, Cidadania e Direitos Humanos

 

Como habitualmente, os Docentes da rede de Ensino Português no Estrangeiro e Agentes de Cooperação do Camões, I.P. beneficiam de redução em propina de cursos. Para mais informações pode ser consultado o seguinte link instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia (também disponível nas ligações úteis no nosso site).

Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro terão lugar as Eleições para a Presidência da República. A sua participação é necessária e importante. A Embaixada de Portugal apela assim a todos os cidadãos eleitores recenseados na Comissão Recenseadora de Atenas, correspondente à morada constante do Cartão de Cidadão, para que exerçam o seu direito de voto.

Recorda-se que o direito de voto é exercido presencialmente e diretamente pelos eleitores, nos termos da Lei Eleitoral do Presidente da República e da Constituição da República Portuguesa.

 

A votação decorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro na Secção Consular da Embaixada de Portugal na Grécia, Leoforos Vassilissis Sofias, N.º 23, 1.º andar, entre as 08h00 e as 19h00.

Se tiver dúvidas sobre o seu local de recenseamento poderá consultar, através do link https://www.recenseamento.mai.gov.pt/, a sua inscrição.

Mais se informa que, presentemente, o recenseamento eleitoral encontra-se encerrado, até conclusão da presente eleição, pelo que se não estiver inscrito na Comissão Recenseadora de Atenas não poderá votar presencialmente nos próximos dias 23 e 24 de janeiro.

Para todos os eleitores recenseados na Comissão Recenseadora de Atenas e que residam fora da periferia da Ática, muito se agradece o envio de um email, até às 16h00 do próximo dia 22 de janeiro, para sconsular.atenas@mne.pt, com o nome completo e n.º de cartão de cidadão a fim de ser emitida uma declaração, devidamente assinada pelo Presidente da Comissão Recenseadora, autorizando a deslocação do cidadão eleitor à mesa de voto em Atenas, nos próximos dias 23 e 24 de janeiro.   

Durante o fim-de-semana da votação, todos os cidadãos eleitores deverão antes de sair de casa enviar um SMS para a linha 13033, indicando o motivo 3, seguidamente do nome completo e morada. Este SMS deverá sempre ser mostrado às autoridades gregas se tal for requerido.  

A CNE disponibiliza o Caderno de Esclarecimentos – Dias da votação dos eleitores recenseados no estrangeiro, dirigido aos membros das mesas das assembleias de voto, às comissões recenseadoras e aos delegados das candidaturas:

http://www.cne.pt/sites/default/files/dl/2021_pr_caderno_esclarecimentos_dias_eleicao_estrangeiro.pdf

Consulte toda a informação sobre a votação no estrangeiro, na página da Comissão Nacional de Eleições, em http://www.cne.pt/.

Contactos

Av. Vassilissis Sofias, nº 23 - 1º/2º
10674 Atenas

+30 21072 90061 (Chancelaria)
+30 21072 90096 (Chancelaria)
+30 21072 36784 (Secretariado Embaixador)
+30 21072 90052 (Secção Consular)
+30 21072 57505 (Delegação AICEP)
embportg@otenet.gr (Geral)
ptembath@otenet.gr (Secretariado Embaixador)
sconsular.atenas@mne.pt (Secção Consular)
larmaos@portugal.gr (Delegação AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

 

PPUE 21

agendamento online

c2478b1b 221f 4850 908e 531a210c24a0

gec

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

smai

Logotipo Turismo de Portugal

portugal site selection botao

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

diadefesa

cne

reg criminal

 935540f9 7a70 4d15 a4a5 230b19751aa4